LiveZilla Live Chat Software

Opinião sobre impressora DTG

Opinião sobre impressora DTG

Conheça nossa experiência com impressora DTG Nova pagina 1

A idéia sobre o funcionamento da impressora DTG é muito interessante. Quem trabalha com estamparia sabe como seria muito mais fácil se uma máquina fizesse o serviço que temos que fazer ao custo de tempo e esforço. Utilizando uma impressora DTG não seria necessário o uso de telas de serigrafia por exemplo, que dependem de trabalho manual para realização do serviço. Quando vemos a impressora em pleno funcionamento em videos na internet é algo que parece até milagroso. Muitos tem curiosidade sobre esta máquina que promete ser a solução para todos os problemas no ramo de estamparia, principalmente de camisetas personalizadas.

Em sites que comercializam este produto nós vemos informações ressaltando os benefícios que ela proporciona e um custo baixo para produzir estampas de qualidade impressionantes. Movido por esta curiosidade eu comecei a pesquisar sobre o assunto e avaliar a possibilidade de adquirir uma máquina destas. Logo no começo da minha busca esbarrei com uma questão fundamental: o preço. As impressoras DTG ditas originais de fábrica tem um valor inacessível para quem não dispõe de grande capital de investimento.

 

Parti então para observar as impressoras adaptadas, que prometem ter o mesmo resultado com um custo muito menor. A maioria destas impressoras adaptadas são produzidas tendo por base impressoras A3 da Epson. As mais utilizadas que vi são as 3880, 1430w e R3000. Encontrei algumas opções no mercado, umas mais caras e outras mais em conta. Após avaliar bastante a compra e entrar em contato com alguns fornecedores foi tomada a decisão de comprar uma impressora DTG Epson 1430w para impressão em camisetas claras e escuras que estava sendo oferecida por um bom preço. Fechei o negócio e em cerca de 30 dias após o pagamento a impressoa chegou via transportadora. Enfim, seria uma ajuda muito grande no processo de estamparia que agora seria automatizado. Mas não foi bem isso que aconteceu.

Logo na primeira vez que liguei o equipamento ele não funcionou. Quando puxava o carrinho a impressão parava. Liguei para o fornecedor que se mostrou solicito e orientou a abrir uma parte do lado da impressora para travar um sensor do papel que estaria causando o problema. Segui as orientações e ela imprimiu pela primeira vez em um tecido branco. Não ficou 100%, mas imprimiu. Fiz mais alguns testes e então passei para um tecido preto. Fiz o tratamento do tecido conforme instruções e no momento da impressão da tinta branca mais uma surpresa. Não saiu nada. Mais uma vez fui orientado para um procedimento de desentupimento da cabeça e também remoção de ar no bulk ink. Depois de algum trabalho saiu a tinta branca, mas muito fraquinha.

Ainda nos procedimentos de teste a impressora apresentou mais um problema dando erro geral. Desta vez não consegui resolver e tive que enviar de volta para o fornecedor para ajustes. 30 dias depois ela retornou e mais uma vez apresentou defeito logo na chegada. O fornecedor se prontificou em vir até nossa sede reparar o problema e apesar de ter cumprido a obrigação não conseguiu sanar o defeito.

O final da história é que a impressora DTG foi devolvida e tivemos nosso dinheiro de volta. Apesar de querer muito trabalhar com o equipamento me deparei com problemas que impossibilitaram seu uso. Esta foi a experiência que tive com a DTG. Pelo menos aqui não deu certo. Talvez por causa das adaptações feitas ela seja propensa a dar mais defeitos que a impressora original. É uma impressora cara, que apresenta fragilidade por ser adaptada e também com muita chance de entupir a cabeça de impressão pelo uso de tintas densas.

Além de tudo isso não fiquei satisfeito com a impressão realizada em camisetas coloridas. O tom das cores ficou fraco e a tinta branca, que é caríssima, não deu uma boa cobertura. Na impressão em camiseta branca até que não ficou ruim, mas ainda assim, imaginei que o resultado seria melhor. O valor das impressões divulgados pelas empresas que vendem as máquinas também não são reais. O custo é mais alto que o informado, principalmente para camisetas coloridas, que precisam do pré-tratamento e da tinta branca.

Estou sempre atento a novidades do mercado e por enquanto trabalhar com impressora DTG está descartado, pelo menos até ocorrer uma evolução neste processo e preços mais acessíveis. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer relatar uma experiência com impressora DTG fique à vontade para deixar seu comentário. Um abraço a todos.


« Voltar